Blog

Tudo sobre Hostel: o que é e como funciona se hospedar no Hostel Chocolatchê

Nós sabemos que o conceito de hospedagem em Hostel as vezes é meio confuso, até porque pode variar o tipo de serviço oferecido conforme a localização no mapa mundi. Há hospedagens que são super desconstruídas, outras são mais formais e, agora, vem surgindo até novos conceitos com o formato mais “república”, os chamados colivings. Nosso objetivo com esse post é te esclarecer alguns conceitos e mostrar como funciona se hospedar no Hostel Chocolatchê em Gramado.

Afinal, o que é um Hostel?

No conceito amplo, ao se hospedar em um hostel você paga apenas pela cama e compartilha os demais ambientes com outras pessoas. Nosso diferencial é que aqui você também encontra suítes privativas, que são em menor quantidade, mas que buscam atender ao público que quer privacidade e também as famílias. Os quartos compartilhados são equipados com beliches e divididos em “misto” – para homens e mulheres – e os quartos femininos, que são dois, só para as mulheres. Em ambos, é permitida a hospedagem somente de pessoas com mais de 18 anos. Contamos com banheiro masculino e feminino com cabines individuais para o ~pipi (pra você se atualizar no feed com privacidade) e também para o banho. Tanto o banheiro quanto os quartos femininos ficam no mesmo andar.

É um ambiente de muito respeito e descontração. Cada viajante tem o seu perfil, alguns riem mais alto, outros são mais tímidos e sim, há os que roncam à noite. Ao escolher se hospedar em um quarto compartilhado você deve estar ciente dessa diversidade e fazer a sua parte na construção de um ambiente harmonioso.

Dormitório Misto 16 Camas

HoStel difere de Hotel pois tem o S de socializar

Bonita essa frase né? A Marcela, que trabalha conosco, que conceituou dessa forma e que traduz muito bem o “estilo de vida hostel”. Trabalhamos com voluntários que vêm do mundo todo, logo, há uma diversidade cultural já no staff então, quando se juntam hóspedes e voluntários a troca de experiências e histórias de viagens é muito rica. Por estarmos localizados no centro de Gramado, nós não promovemos festas no Hostel, essa socialização se dá em nosso ambiente de descanso e sala de jogos na hora que todos relaxam e se reúnem pra combinar o dia seguinte… A galera faz passeios, visita atrações, jantares temáticos, todos juntos e acaba que aqui, o compartilhamento não é só do quarto, é também do roteiro da cidade que não se cansa em oferecer entretenimento para todos os públicos.

Uma característica de hosteis de uma forma geral é o preço baixo, afinal, você aluga uma cama. Nosso objetivo é que você entenda que mesmo por um preço mais em conta, no Hostel o valor agregado é o que enriquece a experiência, afinal, você estará no centro de Gramado, tomará um café da manhã delicioso e… terá a experiência de troca cultural com pessoas de diversas partes do mundo.

Estrutura oferecida

O que difere o hostel de um hotel, além da socialização, é a estrutura oferecida e a forma “descolada” como o convívio acontece. Num hotel você geralmente terá um equipe de camareiras a disposição, motoristas, mensageiros, recepção 24h, room service… Aqui é diferente!

Nós cuidamos da limpeza, você nos ajuda com a organização. Temos uma sala compartilhada que tem sofá, TV, mesa de ping pong e vídeo game, é um ambiente bem acolhedor e que para não atrapalhar o sono de quem está nos quartos próximos, ela tem um horário de funcionamento.

A cozinha é de uso exclusivo do staff pois a cidade conta com inúmeras opções gastronômicas e com os nossos cupons de desconto, incentivamos que os hóspedes desfrutem! Mas, caso necessário, há um espaço com micro-ondas, jarra elétrica e sanduicheira, para que preparem lanches rápidos, a geladeira também está disponível para guardar produtos perecíveis identificados. Há um filtro de água para quem desejar encher a sua garrafinha, disponível de forma gratuita.

Nosso prédio é antigo, o que significa que tem muita história e que os três andares são acessados através de escada. De qualquer forma, contamos com uma suíte estruturada para receber pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e, neste caso, pelo fato do café da manhã ser no terceiro andar, nós gentilmente levamos um “kit café” até a pessoa.

Ao fazer o check-in nossos hóspedes recebem uma chave da porta de entrada do prédio assim como a de sua suíte ou do seu locker quando em quarto compartilhado, que, neste caso, também recebem o kit cama, composto por roupa de cama, tolha e coberta. Os lockers são de tamanho significativo, uma vez que tem espaço para uma mala com tamanho de bagagem de mão

Café da Manhã

Preparamos – sim, nós preparamos! – um café da manhã muito especial. Sabemos que quem vem a Gramado tem um agenda intensa de atividades e, por isso, deve começar o dia com energia! Das 8h às 10h, um delicioso café espera pelos hóspedes no terceiro andar. Pães, bolos, frutas, iogurte, pão de queijo, ovos mexidos… uma variedade de mais de 20 itens saborosíssimos.

Caso você precise sair antes do horário do café, tem a opção de solicitar um kit para viagem, que conta com um sanduiche, fruta, um pedaço de bolo e um suco de caixinha. Os kits devem ser pedidos até as 20h do dia anterior, e eles impossibilitam tomar o café no refeitório do Hostel.

Café da Manhã

Tudo isso você já sabe né? No coração de Gramado, na rua é que o filé da cidade e tem tudo de bom e do melhor, a Borges de Medeiros! Perto da Rua Coberta, Palácio dos Festivais, Igreja Matriz… enfim, #pertodetudo.

Garanta já sua reserva e viva essa experiência!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest