Blog

Um parque de flores em São Francisco de Paula

O Mátria Parque de Flores será um parque dedicado às flores. Prepara sua abertura no Rio Grande do Sul com investimento de R$ 25 milhões. Receberá o público no final de novembro em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.

Um espaço de 135 hectares dedicado às flores abre as portas ao público no final de novembro, em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O Mátria Parque de Flores está em frente à ERS-235 (km 68 da rodovia que liga São Francisco de Paula à Canela) e chega para surpreender os visitantes da Serra Gaúcha.

Inspirados em viagens por jardins da Áustria, Suíça e, principalmente, da Itália, os realizadores criaram o empreendimento turístico que inaugura com 30 jardins projetados para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies vegetais ornamentais com as que oferecem sombra e frutas.

Os jardins do Mátria, criados como obras de arte em grande escala, estão ligados por 8 km de caminhos feitos para gerar uma experiência única ao ar livre. Outros 4km de trilhas levam os visitantes que desejarem conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.

Mátria Parque Credito: Gabriela Saldanha

Além de jardins e trilhas na Mata, o Mátria apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente.

A coleção já plantada no Parque conta com 300 espécies diferentes. São 2 milhões de mudas de flores, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102m de extensão, um dos maiores do mundo. Para o trabalho de irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, com sistema totalmente automatizado.

Mátria Parque de Flores tem projeto arquitetônico assinado por Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, e projeto paisagístico por Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem, ambos de Santa Catarina, a partir de estudos da topografia e da flora local. A implantação dos ambientes que misturam arte e conhecimento do parque está a cargo do engenheiro civil Jeferson Mossi da Silva e do engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho e o técnico Márcio Buffon.

Conheça alguns dos ambientes do parque:

Mátria Boulevard

O espaço fica na entrada do parque, onde o visitante encontra área de acolhimento, cafeteria, loja de flores e de produtos Mátria, restaurante, sanitários e a bilheteria para a entrada no parque. O Boulevard pode ser visto da rodovia. É uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.

Restaurante subterrâneo

Instalado à beira de um lago com 30 mil metros quadrados de área, o deck da construção avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele.

Monumento à Borboleta

Espaço criado para proporcionar momentos de reflexão e de autoconhecimento. A borboleta, espécie característica do bioma, está desenhada no chão e foi preenchida com flores brancas. O monumento é inspiração para um contato ainda maior com a natureza e se tornou um dos grandes destaques do parque.

Jardim de brincar

O jardim de brincar é um convite a experimentar o corpo em movimento. O espaço apresenta duas obras especiais:  o “Balanço do tempo”, criado com peças de design provocante que permitem a adultos e crianças brincar juntos e sentir o corpo balançando ao vento. Outra obra é a escultura “Deslocamento”, uma surpreendente modificação da terra que simboliza o movimento como a essência da vida.

Jardim Botânico

A coleção de plantas perenes e de época que estará à disposição do público faz parte do papel conservacionista e educacional do Mátria, cujo objetivo é também ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Outras atrações

Barcos à remo no lago Azul, com 30 metros quadrados, refeições ao ar livre, apresentações artísticas e oficinas de educação ambiental.

Mátria Parque de Flores é um empreendimento turístico inovador na região e no país que tem como investidores os empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza. O projeto ousado e contemporâneo será referência em paisagismo e arquitetura. A beleza do Mátria está na interação perfeita entre o que foi pensado e construído pelas pessoas e a dinâmica e as surpresas que a natureza verdadeiramente oferece a cada estação.

Acompanhe no Instagram: @matriaparque

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest