Blog

2ª Vindima em Gramado celebra produção de uva, sucos e vinhos

Evento ocorre de 9 de fevereiro a 5 de março de 2023 na Praça das Etnias e nas vinícolas que formam a Rota do Vinho de Gramado

Evento ocorre de 9 de fevereiro a 5 de março de 2023 na Praça das Etnias e nas vinícolas que formam a Rota do Vinho de Gramado

Com a proposta de celebrar a colheita da uva e aproximar os produtores dos turistas, a 2ª Vindima em Gramado vai transformar a praça das Etnias na Vila do Vinho. De 9 de fevereiro a 5 de março de 2023, o espaço vai receber decoração temática e cinco vinícolas locais: Seganfredo, Stopassola, Ravanello, Masotti e Arte Líquida. O local é perfeito para apreciar os melhores vinhos e sucos produzidos pelas empresas gramadenses. Em levantamento do site de viagens Booking.com, Gramado foi eleito o 2º destino nacional mais recomendado pelos brasileiros para tomar vinho durante as férias.

Além de comercialização de vinhos, espumantes e sucos, a programação conta com apresentações artísticas de talentos locais nas sextas, sábados e domingos e workshops sobre vinhos em parceria com o Sebrae.

ROTA DO VINHO

A Vindima em Gramado também terá atrações em cada uma das vinícolas que compõem a Rota do Vinho. Visitação guiada, degustação, colheita e pisa das uvas fazem parte das atividades. No evento, o visitante pode vivenciar momentos de celebração e uma imersão na cultura e nas tradições de quem vive da produção da uva e do vinho.

Na Rota do Vinho, o público encontra desde vinhos coloniais até vinhos finos de altíssima qualidade, além de espumantes e sucos. Tudo é produzido em vinícolas familiares que passam a tradição de geração em geração. Para completar a experiência, os cenários são as paisagens deslumbrantes da área rural de Gramado.

PROGRAMAÇÃO NAS VINÍCOLAS

CASARÃO ZIO PIETRO

O Casarão Zio Pietro, que fica na localidade de Linha Nova, vai promover a “Il Passo Dell’Uva – A Pisa da Uva”. Com atividades de sexta a segunda, os visitantes poderão participar da colheita e ter a experiência da pisa das uvas, além de desfrutar do Merendim, um lanche típico italiano servido em meio ao vinhedo. É necessário agendamento: (54) 99901.7729. Mais informações em @casaraoziopietro no Instagram.

VINÍCOLA RAVANELLO

Em sua programação para a Vindima em Gramado, a Ravanello, que fica no Km 28 de ERS-235, irá proporcionar uma experiência completa desde as videiras até o envase, passando pela recepção e seleção das uvas, prensagem, fermentação em tanques e barricas de carvalho francês. Na segunda parte, o visitante será direcionado para um local reservado e degustará cinco rótulos, acompanhando lascas de queijo e água (exclusivo para maiores de 18 anos). Com duas horas de duração, as visitas são destinadas para grupos. Ocorrem de segunda a sexta, às 10h e às 15h, e nos sábados, às 11h e às 15h30. Mais informações pelo telefone: (54) 99668.6400. Para visitar a loja e o jardim, não é necessário agendamento e não existem restrições para menores de 18 anos.

VINÍCOLA STOPASSOLA

Em sua bela área na Linha Carazal, a Vinícola Stopassola vai oferecer degustação sob as parreiras de quatro rótulos de vinhos e um suco, além de uma conversa com a anfitriã sobre uvas, vinhos e processos. As degustações são realizadas mediante agendamento, de terça a sábado, às 15h e às 17h. Mais informações (54) 99979.5995.

MASOTTI SUCOS E VINHOS

Localizada no bairro Mato Queimado, a Vinícola Masotti vai promover a Visitação Wine Garden, que conta com a degustação de todos os produtos entre sucos, vinhos e espumantes. Ao todo, são 15 rótulos. A degustação acontece dentro da Adega de Vinho. Os netos do Sr. Masotti contam a história da família e explicam como são feitos os seus produtos. Após a explanação com degustação, o visitante poderá desfrutar do espaço Wine Garden, onde é possível descansar em bancos, balanços e redes. As visitações ocorrem nas segundas-feiras, das 15h às 17h. É necessário agendamento. O espaço comporta 10 pessoas. Mais informações (54)99707.2222.

CASA SEGANFREDO

Para a programação Vindima 2023, as visitas na Casa Seganfredo, na Linha Belvedere, priorizarão a experiência no parreiral, iniciando o tour junto às videiras e seguindo para a cantina. Os visitantes podem provar as uvas de mesa diretamente do parreiral. A Seganfredo também oferece venda de vinhos para degustar nos recantos da propriedade, além de cestas de piquenique. Mais informações (54) 99677.2255 e (51)99966.0518.

VINÍCOLA BENVIC

Na BenVic, que fica na estrada da Linha Furna, serão oferecidos mediante agendamento o piquenique e a tábua de frios, harmonizados com sucos e vinhos da marca, além de visita no parreiral orgânico certificado. Mais informações pelo Whatsapp (54)99953.9102 ou no e-mail [email protected].

ARTE LÍQUIDA

Para aproveitar o pôr do sol na belíssima Linha Nova, o projeto Arte Líquida vai promover as visitações nos finais de tarde, de quinta a domingo, das 17h às 20h. Na experiência, ocorre a degustação de três vinhos da Arte Líquida, que é acompanhada por uma tábua de charcutaria, queijos e produtos coloniais da região. Tudo isso regado a uma boa conversa com o viticultor responsável pelo projeto, Cris Ribeiro. Mais informações (53) 98122.4455.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest